quinta-feira, 8 de março de 2012

Andar de bicicleta está começando entrar na moda e tudo isso não deixa de ser bastante interessante. Bicicletas antigas que eram sucatas, ressucitaram

 O Brasil, ao longo dos anos, vem enfrentando uma crise de mobilidade urbana que parece não ter fim. Os deslocamentos feitos atualmente se configuram como verdadeiros tormentos para as pessoas, pois fica evidente que, com a expansão das cidades (espalhamento), a malha urbana cresce sem controle e aqueles que mais precisam acabam se distanciando dos bens e serviços, dificultando-lhes tanto a macro como a micro-acessibilidade tão almejada.
A bicicleta além da fácil aquisição e do baixo custo de manutenção ganha cada vez mais espaço nas cidades brasileiras, por ser bastante eficiente no quesito “tempo de deslocamento”. Mas é preciso entender que o estímulo da utilização da bicicleta como meio de transporte vai além da participação do poder público com a construção de ciclovias, faixas compartilhadas, bicicletários.
No meio urbano, é visível esse crescimento, por parte de estudantes e de profissionais em geral, que utilizavam as “bikes” apenas por lazer, mas que o fazem agora para trabalhar e estudar, não por economia, mas pela busca da melhoria da qualidade de vida.Além de propiciar ao ciclista uma forma divertida de cuidar da saúde, andar de bicicleta faz com que se olhe para sua cidade de uma maneira diferente, pois a percepção do cenário visto sobre a sela da sua “bicicleta” difere drasticamente do cenário visto da janela do seu carro. As vantagens de utilizar a bicicleta são inúmeras, mas o melhor ainda está por vir: pedalar é a garantia de emissão zero de poluentes no nosso meio-ambiente.
Curta sua cidade, cuide de sua saúde e proteja o meio-ambiente. Pedale!
( O ideal nessa vida era que tivessemos um carro e uma bicicleta e uma moto e uma companheira interessante - e que a companheira fosse educada e bonitinha - e de preferência não deixasse nunca de gostar de tudo que é bom nessa vida, independentemente de qualquer fase das nossas vidas... )


Nenhum comentário: