quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Qual é a relação da bicicleta com política? É em conseqüencia da questão ambiental ou o que?

Pode haver mil razões para estabelecer uma relação entre a bicicleta e política, que não seja só uma questão ambiental... Só para escolher uma boa razão: respeito à vida, todas as vidas, de todos, de tudo.
A importância que a bicicleta tem em nossa sociedade, principalmente em países ou localidades com altos índices de violência. É muito maior do que se possa imaginar a princípio. Não se restringe à melhora do meio ambiente. Bicicleta é um bem de primeira necessidade para populações quer economizar e combater o estresse, auxilia no equilíbrio social e ambiental, abrindo possibilidades para um futuro melhor e auto-sustentável para todos.

Então vamos lá: racionaliza o uso de espaço urbano, e pode facilmente se transformar em fator de redução de trânsito. O uso da bicicleta traz benefícios claros para seu usuário e mesmo para quem não é usuário e não gosta de pedalar. Bicicleta empresta a seu usuário "liberdade". Tudo isto está provado através de diversas pesquisas científicas.
Talvez o ponto fraco do universo da bicicleta seja a postura da maioria dos ciclistas que não conseguem se representar como categoria. Com isto perdem a possibilidade de transformar para melhor não só suas próprias vidas, mas de todos, mesmo dos que não pedalam. "Ao socialismo se vai de bicicleta" (Frase citada no início dos movimentos sociais, virada do século XIX, hoje ainda usada com freqüência na Europa para designar os benefícios sociais que a bicicleta traz)

A Escola de Bicicleta tem interesse único no bem-estar de todos, ciclistas, não motorizados e todos os demais. Ela não tem ligação com nenhum partido político e, ao mesmo tempo, gostaria de estar ligada a todos eles, por que a bicicleta e o ciclista é um fato que está aí. Toda a ajuda ao bem-estar coletivo, bem intencionada, é bem vinda.



Nenhum comentário: