Um dos conselhos que Vinicius de Morais dava aos amigos era: "Ame, porque nada melhor para a saúde do que um amor correspondido". E não é que o poeta estava certo? Novas pesquisas confirmam que manter um relacionamento feliz é tão importante para viver saudável quanto a prática de atividades físicas. Um desses estudos, realizado pelo Centro de Estatísticas em Saúde dos Estados Unidos
Mas vamos levar a sério a pergunta jocosa que dá título à reportagem. Ninguém nega os benefícios da bicicleta. Afinal, pedalar ajuda a manter a forma e a exercitar o corpo, enquanto o casamento, temos que reconhecer, engorda, como mostra um levantamento publicado na prestigiada revista científica inglesa The Lancet. Nas mulheres o ganho de peso começa logo na lua-de-mel. Querendo agradar o cônjuge, elas trocam seus hábitos alimentares pelos pratos prediletos de sua carametade. "Mesmo aquelas acostumadas a comidas leves, como salada, passam a seguir a alimentação do marido, normalmente atraído por receitas calóricas, ricas em gordura e proteína animal", disse à SAÚDE! David Haslam, autor do estudo. ( Na foto a direita esta o prefeito de Paris acompanhado da esposa. O prefeito é no momento o maior colaborador e ao mesmo tempo incentivador para aumentar a prática do uso da bicicleta como esporte, e para despoluir e para melhorar a saúde e para o montão de outras coisas bastante interessantes.
Como nem só de amor vive o homem, o número de bicicletas vendidas no Brasil em um ano é dez vezes maior do que o de casamentos. Foram mais de 6 milhões de "magrelas" comercializadas em 2007 — o Brasil é o terceiro mercado consumidor desse meio de transporte. Para se ter idéia, o número de uniões civis foi de cerca de 450 mil no mesmo período. Sobre o casamento, bem, uma pesquisa do IBGE revela que os brasileiros estão casando cada vez mais tarde. Em 1991, o homem se unia em matrimônio com 27 anos em média e a mulher, com 23,7. Em 2002 a idade média deles subiu para 30,3 anos e a delas para 26,7 anos.
"Mas não pense que casar está fora de moda. Ao contrário, as pessoas cada vez dão mais valor aos relacionamentos", observa Elisabete Dória Bilac, socióloga e pesquisadora do Núcleo de Estudos Populacionais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Depois de tudo isso, a conclusão a que se chega é de que, para se levar uma vida realmente saudável, o melhor mesmo é casar-se e se possivel não deixar de comprar ( também) uma bicicleta. A atividade física só faz bem, pois reduz o risco de diversas doenças e, de quebra, aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Um bom casamento alivia as pressões do dia-a-dia e, como dizem os poetas, nada melhor para viver feliz do que ter um grande amor. Se é assim, por que não unir o útil ao agradável? Chame a sua parceira ou o seu parceiro ou os amigos para pedalarem um pouco. Assim vocês se divertem juntos, estreitam os laços e... Cuidam da saúde física e mental!
Nenhum comentário:
Postar um comentário